terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comparação da câmera fotográfica com o olho humano



Toda câmera fotográfica é fundamentalmente uma câmara escura projetada segundo características específicas que envolvem sua óptica, mecânica e formato do negativo, para apreender a energia luminosa de maneira ordenada, formando em seu interior uma imagem nítida. O olho humano possui exatamente a mesma função, formando imagens a partir da luz e transmitindo-as como impulsos bio-elétricos para o cérebro.
Portanto, podemos entender as câmaras fotográficas como extensões mecânicas do olho humano, que é um órgão adaptado para captar essa energia radiante tanto em quantidade como em qualidade, isto é, ele tem a capacidade de recepcionar os comprimentos de onda característicos de cada cor e decodificá-los, distinguindo assim objetos claros de escuros e de cores diferentes. A isso chamamos visão cromática (visão das cores). Já no caso da fotografia, a visão cromática dependerá do material sensível utilizado.
A título de comparação, a íris do olho humano funciona como o dispositivo de diafragma da câmera, controlando a quantidade de luz. O cristalino do nosso olho tem seu paralelo na lente da câmera, pois ambos vão tornar as imagens nítidas. A diferença é que o cristalino, para focalizar as imagens, muda de forma, ao passo que numa câmara, a lente é dotada de um movimento para frente e para trás para cumprir a mesma função.
A retina corresponde à parte de trás da câmara fotográfica, onde colocamos a emulsão sensível à luz e sobre a qual se formará  a imagem:


Outra semelhança entre os olhos e a câmera é que ambos captam uma imagem externa a partir da incidência de luz, interpretam essa imagem e a entregam para um receptor. Nas máquinas fotográficas, quem recebe pode ser um arquivo de imagem ou um filme; na visão humana, o receptor é nosso cérebro, responsável pela impressão das imagens.
Tanto no olho quanto na câmera imagem é captada “de cabeça pra baixo”


Quando algum objeto está além da distância focal, sua imagem precisa ser recebida de maneira invertida, para não confundir o sistema receptor. Nas câmeras digitais, um software pega essas imagens e as colocam na posição correta; na visão humana, nosso cérebro é quem faz isso. Por esse motivo, é impossível focalizar mais de uma distância ao mesmo tempo: tudo o que estiver fora dessa faixa passa por um processo de interpretação antes da formação da imagem.
E outra semelhança é que ambos precisam controlar a entrada de luz



Para a formação da imagem, é necessária a entrada da luz pela frente. Essa luz precisa ser moldada através de uma pequena abertura feita na lente de uma câmera ou no cristalino dos olhos. Na fotografia, tal abertura é controlada por um dispositivo chamado diafragma; nos olhos, essa missão é cumprida pela íris e causada na pupila. Quanto maior a abertura, melhor a qualidade na captação da imagem, pois os feixes de luz capturados chegam com maior definição e densidade.
Obviamente, a visão humana é muito diferente da fotografia em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos “dispositivos” responsáveis pela criação da imagem e à maneira com que eles trabalham. Porém, analisando o mecanismo como um todo, podemos concluir que há ainda várias outras semelhanças entre os dois sistemas.
Vale lembrar que a fotografia é uma das invenções pautadas na necessidade de se reproduzir um sentido humano. O sistema fotográfico é muito semelhante ao sistema de visão, porém, nossos olhos têm uma capacidade de captura até hoje inatingível.




fontes: http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106:camerafoto&catid=45:tecnica-de-fotografia&Itemid=68

6 comentários:

  1. CARA MUUUUUUUUUUUITO INTERESSANTE ISTO MEUS PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  2. Mito, explica tudo, que interessante meu, agora vou tentar saber se memória fotográfica existe.

    ResponderExcluir
  3. Deus é muito sábio
    Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber que foi a primeira pessoa que comparou o olho a uma câmara escura?
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Achei maravilhosa a explicação, para quem nao entende nada de camercâ fotográficas essa comparação de forma geral é muumu eficaz para a compreensão dos leigos e estudantes da área.

    ResponderExcluir